18 de jul. de 2008

Cantigas de roda


As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. São muito executadas em escolas, parques e outros espaços frequentados por crianças. As músicas e coreografias são criadas por anônimos, que adaptam músicas e melodias. As letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil.


Exemplos de cantigas de roda:


Capelinha de melão


Capelinha de melão

É de São João

É de cravo, é de rosa,

É de manjericão

São João está dormindo

Não acorda, não

Acordai, acordai, Acordai, João!


Caranguejo


Caranguejo não é peixe

Caranguejo peixe é

Caranguejo não é peixe

Na vazante da maré.

Palma, palma, palma,

Pé, pé, pé

Caranguejo só é peixe, na vazante da maré!


Atirei o pau no gato


Atirei o pau no gato, tô, mas o gato, tô não morreu, reu, reu dona Chica, cá admirou-se, se do berrô, do berrô, que o gato deu, Miau!


Ciranda cirandinha


Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar

O anel que tu me destes era vidro e se quebrou

O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou

Por isso, D. Fulano entre dentro dessa roda

Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora

A ciranda tem tres filhas

Todas três por batizar

A mais velha delas todas

Ciranda vai se chamar


Escravos de Jó


Escravos de Jó

Jogavam caxangá

Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar.

Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá. (2X)

2 comentários:

Anônimo disse...

acho lindo faz com que eu viaje no meu passado tempos que concerteza não voltam mais.

Anônimo disse...

amei muito legal parabéns me ajudou e muito!!!!

Postar um comentário

 

Letramento e Alfabetização Copyright © 2009 Girlymagz is Designed by Bie Girl Vector by Ipietoon