11 de ago. de 2008

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO


Surgem muitas dúvidas entre os professores sobre qual é a diferença entre Letramento e Alfabetização. Pois bem, agora veremos um pouquinho sobre os dois.


LETRAMENTO


Processo de aprendizado do uso da tecnologia da língua escrita. Isto é, a criança pode utilizar recursos da língua escrita em momentos de fala, mesmo antes de ser alfabetizada. Esse aprendido se dá a partir da convivência dos indivíduos (crianças/adultos, crianças/crianças), com materiais escritos disponíveis - livros, revistas, cartazes, rótulos de embalagens, entre outros -, e com as práticas de leitura e de escrita da sociedade em que se inscrevem. Esse processo acontece pela mediação de uma pessoa mais experiente através dos bens materiais e simbólicoscriados em sociedade.


•• NÍVEL DE LETRAMENTO


Este, é determinado pela variedade de gêneros de textos escritos que a criança ou adulto reconhece. A criança que vive em um ambiente em que se leêm livros, jornais, revistas, bulas de renédios, enfim, e qualquer outro tipo de literatura (ou, em que se conversa sobre o que se leu, ou mesmo, em que uns leêm para os outros em voz alta, leêm para a criança enriquecendo com gestos e ilustrações), o nível de letramento será superior ao de uma criança cujos pais não são alfabetizados e não teve o privilégio de conviver com pessoas que pudessem favorecer este contato com o mundo letrado.


ALFABETIZAÇÃO


O processo de descoberta do código escrito pela criança letrada é mediado pelas significações que os diversos tipos de discursos têm para ela, ampliando seu campo de leitura através da alfabetização. Antigamente, acreditava-se que a criança era iniciada no mundo da leitura somente ao ser alfabetizada, pensamento este ultrapassado pela concepção de letramento, que leva em conta toda a experiência que a criança tem com leitura, antes mesmo de ser capaz de ler os signos escritos. Atualmente, não se considera mais como alfabetizado quem apenas consegue ler e escrever seu nome, mas quem sabe escrever um bilhete simples.


Portanto, letramento decorre das práticas sociais que leituras e escritas exigem nos diferentes contextos que envolvem a compreensão e expressão lógica e verbal. É a função social da escrita. Enquanto que a alfabetização se refere ao desenvolvimento de habilidadesda leitura e escrita.


76 comentários:

Amanda on 21 de setembro de 2008 às 22:36 disse...

olá,
sou estudante de letras, moro em pernambuco.
seu blog eh mto legal e interessante. encontrei-o qd pesquisava sobre letramento, alfabetizaçao e leitura no google. gostei bastante. parabens!
um abraço.

Vivi Souza on 16 de dezembro de 2008 às 20:59 disse...

Oi Amanda!
Que bom que meu blog consegiu sanar sua necessidade. Espero continuar podendo atender tantas outras pesoas como ocê.
Obrigada pelo carinho e volte sempre!

Anônimo disse...

Seu blog é maravilhoso, continue assim,com certeza irá enriquecer as minhas aulas com suas sugestões.parabens

Anônimo disse...

Parabéns......esta nota 10 esse blog!!!!

Ja esta nos meus favoritos......

beijos

Anônimo disse...

Adorei seu blog,o q eu procurava achei aq.bjusss no core.

SABER INTERATIVO on 26 de setembro de 2009 às 22:01 disse...

Adorei seu blog, parabéns bem criativo! Beijos!

Anônimo disse...

Parabéns! Poucos educadores consegueriam diferenciar com tanta clareza o letramento da alfabetização. Achei excelente.

Anônimo disse...

achei muito bonito!
parabens
você e muito inteligente
continue assim

Unknown on 11 de dezembro de 2009 às 15:28 disse...

oi tudo bem?
sou estudante de pedagogia. e no momento estava fazendo um trabalho sobre letramento, adorei seu blog, me ajudou bastante a entender o que é o letramento...bjos

roberta on 15 de dezembro de 2009 às 23:26 disse...

Achei seu blog muito criativo e proditivo gostaria de te convidar para paryicipar do meu
http://bloggrilofalante.blogspot.com/

janahina on 21 de dezembro de 2009 às 13:18 disse...

OLA! SOU ESTUDANTE DE PEDAGOGIA E ESTOU FAZENDO UM PORTFÓLIO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇAO.
E É BEM ENTERESSANTE
JANAHINA

Anônimo disse...

olá,
Esse ano de 2010 irei lecionar na turma de 1º ano (alfabetização) pela primeira vez.
Estou um pouco perdida com relação a escolha de um método específico para iniciar o lançar das famílias silábicas... acredito q o começo sejá assim...
Desde ja agradeço!

Anônimo disse...

sou estudante de pedagogia e faço trabalho voluntário de reforço escolar, seu blog tem me ajudado muito .

obrigada
Gislene

Anônimo disse...

ola eu tb adorei seu blog..
obtive grandes informaçoes importantes..
parabens e de grande aprendizagem.

Sheine disse...

Sheine,26 de março de 2010
Adorei o bolg ,é a primeira vez que visito ,mas pode ter certeza que voltarei sempre ...bjssss

Anônimo disse...

Faço Letras e seu blog é super interessante, tem vários assuntos.
Amei!!!
Bjuxxx

BÁRBARA NASCIMENTO disse...

Bárbara Nascimento 19 de maio de 2010
amei o glog é a minha primeira vez que visito e fiquei encantadíssima. Tem um trabalho brilhante e muito dinâmico que Deus a proteja sempre. Voltarei sempre.

Anônimo disse...

Ameeeii o seu blog, parabéns!!!!!

Letícia disse...

Olá,

estou entrando no seu blog pela primeira vez, mas já gostei mto! estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso (pedagogia) e meu tema é justamente Letramento e Alfabetização.

Anônimo disse...

Adorei seu blog!
Estou cursando o 4º semestre de Pedagogia e achei as informações muito interessantes!!!

BBK LIVROS - O cantinho do Educador on 13 de setembro de 2010 às 11:43 disse...

Bom dia!
Adorei o seu blog parabéns.

Anônimo disse...

ADOREI SEU BLOG, SAO MARAVILHOSAS AS SUGESTOES DE TRABALHO COM A ALFABEIZAÇÃO
BEIJOS E CONTINUE ASSIM

Anônimo disse...

Parabéns pelo o blog sou estudante de pedagogia me ajudou muito...

Anônimo disse...

SOU ESTUDANTE DE PEDAGOGIA DE M.MARIO ANDREAZZA .RO, ESSE TEMA E CAUSADOR DE MUITAS DUVIDAS NOS ALUNO S DA MINHA SALA MAS VOCE ESCLARECE BEM ESSE ASSUNTO ,PARABENS ABRACOS....

Gislaine Gaitto disse...

Olá precisei buscar as diferenças entre Letramento e Alfabetização . . . e a maneira mais clara encontrei aqui... muito bom seu BLOG parabéns...

Anônimo disse...

Olá!
Seu blog é muito legal e dinâmico. Com atividades e conteúdos bastante significativos.Parabéns!

Anônimo disse...

adorei...
estudo pedagogia e me serviu de resposta.....bjos

Anônimo disse...

o assunto é muito pertinente nos dias atuais. gostei muito da sua abordagem. beijocas amiga

Anônimo disse...

Que legal! gostei da explicação de letramento e alfabetização.
Seu blog é show!!!!!!

Anônimo disse...

Oi sou estudante de Pedagogia no terçeiro periodo, foi muito bom ter consultado eta pagina ,,,,

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO!
RICO,PRATICO E OBJETIVO.
ESTUDO PSICOPEDAGOGIA E APROVEITEI BASTANTE.
BEIJOS.

Dadá on 28 de março de 2011 às 03:49 disse...

Parabéns, seu blog é um espetáculo!!!!
Estudo Pedagogia e me ajudou nas minhas pesquisas.......beijos!

Anônimo disse...

GOSTEI DA RESPOSTA POIS VEIO DE ENCONTRO A MINHA NECECIDADE

thiago disse...

olá vivi meu nome é thiago sou aluno de pedagogia e adorei seu blog q é bem direto e esclarecedor parabens

Anônimo disse...

Parabéns pela clareza, organização e facilidade com que os textos são postados, simplesmente excelente. É um poderoso auxiliar aos estudantes de letras, pedagogia, normal médio.

jonata on 23 de maio de 2011 às 09:09 disse...

oi...]
parabéns pelo seu blog!

Carla Verônica disse...

Parabéns adorei o site. é criativo, variado e muito inspirador. beijosssssssssss!

Luciana disse...

Parabéns pelo blog! Foi muito útil em minha pesquisa.
Abraços

Anônimo disse...

parabens hj tenho uma prova e so aqui consegui tirar minhas duvidas!seu blog esta um espetaculo

Maria disse...

Olá!
Sou pedagoga e gostei muito do seu blog.
Parabéns.

Gabriella Prestes disse...

Olá!
Sou estudante,faço normal,achei tudas as informações que eu precisava pra saber a diferença entre alfabetização e letramento.
Gostaria de saber se teria alguma dinamica prara aplicar em sala de aula desse perío so letramento para alfabetizão.
Você está de parabéns seu blog é maravilhoso.
Beijos.

Náh on 12 de setembro de 2011 às 11:18 disse...

Olá querida,
Seu blog é muito bom! Você é direta nos assuntos e isso ajuda muito na compreensão do tema.
Parabéns pelo seu empenho e vontade de ajudar outras pessoas.

Att,

Nádia.

Anônimo disse...

O SEU BLOG ME AJUDOU NO ETUDO QUE ESTOU FAZENDO, MUITO OBRIGADA!!

Anônimo disse...

oi sou estudante de pedagogia estou no projeto educação em letranento esse blog me ajudou muito...beijs

Ricardo disse...

Olá. Sou estudante concluinte do curso de letras e professor estadual em SP. Seu blog é muito bom e elucidativo. Certamente voltarei aqui para futuras pesquisas.Já o adicionei aos meus favoritos
abraço

Eliana on 2 de outubro de 2011 às 20:13 disse...

Parabéns !Seu blog é muito rico, consegui as informações que queria, vc é uma pessoa cheia de conhecimentos!

Dandara on 14 de outubro de 2011 às 11:13 disse...

Oi parabéns coloquei seu blog em minhas referências no meu TCC pois sempre recorro a ele quando preciso de ajuda e ideias mas sempre dou os créditos há você, desde de já agradeço sua generosidade em dividir seus conhecimentos!!!

Sineide disse...

sou estudante de pedagogia,e estando ainda com alguma dúvida sobre o assunto o qual estou estudando no momento(letramento e alfabetização,o seu blog me ajudou bastante.

parabéns!!!!!!!!!!

Sineide disse...

Sou estudante de pedagogia,e no momento estou estudando(letramento e alfabetização),o seu blog me ajudou bastante,pois eu ainda estava com algumas dúvidas.

Parabéns,o seu blog é ótimo!!!!!!

Railana disse...

Adorei o blog! agora eu entendi a diferença entre alfatização e letramento...ficou super claro, vai me ajudar na faculdade. bjinhos!!!

Anônimo disse...

adorei este BLOG ,INREQUECE MUITO MEU VOCABULÁRIO,SOU ACADEMICA DE PEDAGOGIA,ESTOU ATRAZ MAIS CONHECIMENTO PARA APRIMORAR CADA VEZ MAIS MEUS CONCEITOS

gabriela on 18 de janeiro de 2012 às 12:22 disse...

nossa isso ajuda muito sou pedagoga estou me formando aida tinha algumas duvidas ;, um beju

Aldenise Rocha Barrozo on 17 de fevereiro de 2012 às 18:05 disse...

Anônimo disse...
Sou estudante de pedagogia à distância há, dias estudo a apostila sobre letramento e alfabetização e não estava entendendo nada. Somente vendo suas explicações ficou claro. Obrigada.Vai me ajudar bastante.

Anônimo disse...

Minhas dúvidas foram esclarecidas!Adorei as sugestões;parabéns. Rosemary

SANDRA MARIA disse...

OLÁ É UM ENORME PRAZER VISITAR SEU BLOG E ME DEPARAR COM TANTAS INFORMAÇOES, SOU INICIANTE EM SALA DE AULA E ESTOU ATUALMENTE COM LETRAMENTO, SEU BLOG ME AJUDOU MUITO.... É BOM TER PESSOAS ASSIM QUE NAO SAO EGOISTAS E COMPARTILHEM COM A GENTE IDEIAS LEGAIS... PARABENS... SOU DE VILHENA RONDONIA.. BJOS.. SANDRA MARIA.. SMSVHA@HOTMAIL.COM.. SE PUDER ME MANDAR IMAIS COM MAIS INFORMAÇOES AGRADEÇO

Ercinez on 13 de março de 2012 às 12:16 disse...

OLÁ!
BLOG PERFEITO PRA AS PESSOAS CONSCIENTES ACERCA DE UMA EDUCAÇÃO SÉRIA E DE QUALIDADE.AMEI.

Ercinez on 13 de março de 2012 às 12:19 disse...

Olá!
Sou pedagoga e psicopedagoga Clínica e Educacional e achei esse maravilhoso
Blog:Simplesmente perfeito para as pessoas conscientes acerca de uma educação séria e de qualidade.

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO, PENA QUE NAO POSSO SIGUIR PELO FACEBOOK

Anônimo disse...

Muito bom!

jaciara on 9 de abril de 2012 às 22:06 disse...

Olá! parabéns pelo seu site. Sou Jaciara professora a também 10 anos.

Anônimo disse...

Bom dia!
Estou pesquisando sobre elaborar um projeto, e vc aqui, já tem ideias que me facilitaram bastante.
Obrigada seu blog é demais !!!!

Anônimo disse...

adorei seu conceito de letramento, foi de grande utilidade.Parabens

Anônimo disse...

Estou estudando para um concurso e amei seu blor, muito esclsrecedor, de fácil compreensão e com objetividade, parabéns!!!!

Noemar disse...

Noemar Portella Soares:adorei seu blog parabéns!! bjo

Joelma Gomes de Souza disse...

joelma professora do municipio de Gória -Ba.
Estou no programa todos pela escola -Pacto,e não conseguia de forma clara explicitar para as minhas colegas sobre diferenciar Alfabetização e Letramento, agora essa leitura foi maravilhosa minha aprendizagem. Parabéns !

Anônimo disse...

parabéns! fica então bem claro e objetvo a diferência entre, letramento e alfabetização.

Anônimo disse...

Parabens pelo seu blog.Deus te abençõe.

Anônimo disse...

Blog muito bem estruturado!

Anônimo disse...

adorei,ajudou muito o que estava procurando
obrigada,bjs

Anônimo disse...

sou formada em pedagogia há dois anos e somente hoje 08/01/13,estudando para um concurso,encontrei a resposta que procurava sobre alfabetização e letramento.Prbs.

Unknown on 11 de janeiro de 2013 às 00:18 disse...

Olá sou estudante de Pedagogia da universidade Federal do Piauí-UFPI, adorei o seu blog, esclareceu minhas duvidas

marluce santana disse...

adorei parabens.

Anônimo disse...

Olá, sou coordenador pedagógico no município de Ulianópolis estado do Pará e achei muito interessante as definições de alfabetização e letramento, com certeza vai me ajudar na elaboração e desenvolvimento das formações continuadas em meu município.
Um abraço...

Anônimo disse...

Olá, sou acadêmica de Letras na Estadual do MA.
Adoro seus posts...
Bjos e sucesso

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog!!
Ótimo!!

Anônimo disse...

parabens pela suas resposta, para facilitar mas ainda os nossos conhecimentos.

Postar um comentário

 

Letramento e Alfabetização Copyright © 2009 Girlymagz is Designed by Bie Girl Vector by Ipietoon